Rota do Sol #31 Prizren, Kosovo

Published: Aug. 5, 2021, 1 p.m.

Prizren é a segunda maior cidade do Kosovo e sua capital histórica. É também a sede do distrito e do município de Prizren, fronteiriço à Albânia e à Macedônia do Norte. Essa encantadora cidade — localizada às margens do rio Bistrica e das encostas das montanhas Sharr — é um dos povoados mais antigos da região do Kosovo e dos Bálcãs Ocidentais, datando dos anos 2000 a.C.

Região famosa por suas rotas comerciais entre o Oriente e o Ocidente, Prizren já foi ocupada por romanos, cruzados, eslavos, sérvios, turcos otomanos, búlgaros e, na Segunda Guerra Mundial, também pela Alemanha nazista, pela Itália fascista e pela Albânia. Kosovo foi província da República Socialista da Iugoslávia até o colapso desta, em 1992, e até hoje é considerado província pela Sérvia, que não reconhece sua independência e status autoproclamados em 2008.

Prizren é considerada a capital cultural do Kosovo e potencial destino temático na região dos Bálcãs, com seus inúmeros eventos e organizações, além de teatro, artesanato, música e gastronomia. O patrimônio arquitetônico da cidade tem influências cristãs e islâmicas, com monumentos ortodoxos do período medieval e marcantes construções otomanas dos séculos 16 e 17. Atualmente, os maiores desafios ao crescimento da cidade são de ordem econômica, educacional e de infraestrutura, além das rixas entre grupos étnicos.

A cidade é multiétnica e tradicionalmente habitada por muçulmanos sunitas, que constituem tanto a maioria albanesa quanto os grupos minoritários ciganos, turcos e bósnios. Há também um pequeno grupo de albaneses católicos. A comunidade sérvia, de cristãos ortodoxos, fugiu em massa de Prizren durante a última guerra e hoje é formada por apenas algumas centenas de membros.

O conflito entre os albaneses muçulmanos e os sérvios ortodoxos em todo o território nacional ainda é uma ferida aberta para os dois grupos, ambos marcados por questões não resolvidas, distanciamento, desconfiança e risco de o Kosovo se tornar, num futuro próximo, um país segregacionista ou, até mesmo, de uma só etnia.

Senhor Deus, guia os cegos por um caminho que não conhecem, faz as etnias de Kosovo andarem por veredas desconhecidas; torna as trevas em luz perante esse povo e os caminhos escabrosos, planos. Não desampares Kosovo. (Isaías 42.16 ARA).

Ore:

  • Por cura das feridas emocionais e reconciliação entre os diversos grupos étnicos que moram em Prizren;
  • Peça pelas relações entre a Sérvia e o Kosovo, intercedendo por uma solução diplomática;
  • Prizren já foi invadida e dominada por muitos povos e impérios ao longo de sua história. Por isso, clame por uma nova fase, marcada pelo Evangelho e pela paz que só o Senhor Jesus dá;
  • Ore para que o Senhor prepare e envie Seus filhos para Prizren e todo o território do Kosovo;
  • Clame para que ao menos 10% dos habitantes de Prizren se tornem seguidores do Senhor Jesus até 2030.