Programa CONSTRUINDO CIDADANIA - TEMA: Dia Internacional do Migrante - 17.12.2021

Published: Dec. 17, 2021, 5:21 p.m.

Programa CONSTRUINDO CIDADANIA - TEMA: Dia Internacional do Migrante 

Celebramos neste dia  18 de dezembro, O Dia Internacional do Migrante – instituído pela ONU .

 Há coisas em comum entre a jornada da Sagrada Família a Belém e a história de muitos migrantes. Como José e Maria, muitos desses peregrinos, ao deixarem seu local de morada, não recebem qualquer acolhida das comunidades para as quais se dirigem. São vários aqueles que são obrigados a ficar ao relento ou a se abrigar precariamente sob as marquises dos prédios ou entocados nos vãos dos viadutos, as grutas de concreto das nossas grandes cidades.

O deslocamento de seres humanos em busca de melhores condições de vida não ocorre apenas dentro dos países, mas também se estende de um país a outro, a vulnerabilidade dessas pessoas aumenta, tornando-as vítimas fáceis da violação de direitos trabalhistas, da discriminação e da xenofobia.

Apesar das   restrições para conter a Covid-19  que afetaram a mobilidade,  com o fechamento de fronteiras , ainda  assim  o movimento entre os países ocorreu , e  de  acordo com a  Organização Internacional para Migrações, não fora a pandemia, o mundo teria hoje, mais 2 milhões de migrantes internacionais.

O fato é que , um número recorde de refugiados e migrantes cruzam as fronteiras internacionais fugindo de conflitos, perseguições e da pobreza à procura de melhores oportunidades de vida.

Essas viagens não estão livres de perigos. Todos os dias, as manchetes de jornais e outros meios de comunicação informam sobre terríveis tragédias.  Aqueles que conseguem chegar a seus destinos, não raramente são recebidos  com alguma hostilidade e intolerância.

De acordo com a ONU, um número reduzido de países aceita uma quantidade desproporcional de refugiados , requerentes de asilo, além de migrantes. 


A própria Pastoral dos Migrantes no Brasil tem chamado frequentemente a atenção da opinião pública para a situação subumana e de exploração na qual vivem muitos migrantes e, sobretudo, imigrantes, que são discriminados e em muitos casos expostos a trabalhos opressivos e condições degradantes por falta de documentos. 

Para conhecermos um pouco melhor a situação temos dois convidados que nos ajudarão no programa de hoje :


Organização Internacional para Migrações, OIM, alerta para número crescente de vítimas -  651 migrantes perderam a vida na fronteira México-EUA em 2021