Programa CONSTRUINDO CIDADANIA - Ordenação Sacerdotal

Published: Nov. 26, 2021, 6:55 p.m.

No sábado, 4 de dezembro, às 15h, na Catedral da Sé, o Cardeal Odilo Pedro Scherer ordenará quatro sacerdotes para a Arquidiocese de São Paulo.  

A cerimônia que é  motivo de festa para nossa Igreja Católica  contará   com a presença de membros do clero, familiares, amigos e fiéis que acompanharão  atentos esse momento. 

Mas devido  a pandemia de coronavírus, os abraços, demonstrações de carinho e felicitações comuns a essas cerimônias agora precisarão ser mais contidas  . 

Ainda  assim , a  alegria continua contagiante , mas por questões sanitárias, o número de pessoas que participarão  da cerimônia deverá ser reduzido  , de acordo com orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) o que tem ocorrido nas  celebrações comunitárias.

O que importa  é que,  após um período formativo de cerca de dez anos, os diáconos receberão o presbiterado, segundo grau do sacramento da Ordem. E isso é fato . 

A poucos dias de receber o sacramento da ordem , preparamos um programa Construindo Cidadania para conhecer melhor quem serão os novos padres da arquidiocese de São Paulo . E você internauta , terá a oportunidade de fazer pergunta a eles , sendo assim participe conosco , via facebook e Youtube da radio 9 de Julho . 

Convidados : 

Diácono Álvaro Moreira Gonçalves, 27, é natural de São Paulo e sentiu o chamado para o sacerdócio ainda na infância, após a primeira Comunhão, quando começou a participar mais ativamente da vida eclesial.  O jovem relatou que sua decisão por ser padre na Arquidiocese de São Paulo foi motivada pelo desejo de servir à Igreja na cidade onde nasceu e onde sente o “apelo de Deus para servir o povo em comunhão e unidade com o Arcebispo”. 


Diácono Ignacio Torres Julián, 30, é natural de Terual, na Espanha, e ingressou no Seminário Redemptoris Mater em 2010. Sua vocação nasceu a partir da fé transmitida por seus pais e amadurecida na comunidade eclesial. E foi durante uma peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, que teve a certeza de que Deus o chamava para ser padre. “Estou disposto a partir para qualquer lugar, levando esta mesma alegria que tenho recebido nestes anos de formação a todos aqueles que vivem no sofrimento, a proclamar a esta geração, de forma especial depois deste ano de grande sofrimento, a alegria da Boa-Nova de que Deus nos ama e que Jesus Cristo venceu todos os sofrimentos”, destacou. 


Diácono Nicolò Stauble, 32, nasceu em Treviso, na Itália. Seu chamado para o sacerdócio surgiu aos 20 anos e, então, decidiu ingressar no Seminário Redemptoris Mater. “Ao longo de todos estes anos, Deus confirmou a minha vocação por meio de sua Igreja. Hoje, estou disposto a dar minha disponibilidade para seguir as pegadas de Jesus aonde for, em missão em qualquer lugar do mundo”, afirmou. Cardeal Scherer ordenará 4 sacerdotes para a Arquidiocese .


Perguntas : 

O que diz o seu coração nestes momentos que antecedem à sua ordenação sacerdotal?

 Como foi a formação neste período de pandemia?

Como foi este  tempo de espera pra você ?

Quais  os desafios de ser um neo-sacerdote em tempo de pandemia ?

Uma mensagem 


A celebração da ordenação sacerdotal será transmitida pelas mídias digitais da Arquidiocese de São Paulo.