Programa Construindo Cidadania - O carisma Camiliano e a saúde em tempos de pandemia

Published: July 19, 2021, 1:02 p.m.

No dia  14 de julho, celebramos  São Camilo de Lélis, e a  história deste santo  é muito bonita. 

Nasceu no ano de 1550 na Itália. Filho de pai militar, também seguiu essa carreira, mas não pode prosseguir devido a falta de estudos e a um tumor em um dos pés. Recorreu ao hospital de São Tiago em Roma, onde percebeu  sua compaixão pelos outros doentes.

Mesmo assim,  entregou-se  ao vício do jogo, onde perdeu tudo e ficou na miséria total. Saiu do hospital devido o seu temperamento. Foi de hospital em hospital para cuidar de sua ferida, até bater na porta dos franciscanos capuchinhos e ali quis trabalhar atendendo aos doentes desamparados.

Com 25 anos começou o seu processo de conversão. 

Entrou para os estudos, foi ordenado sacerdote, e passou servir a Cristo na pessoa do doente. E muitos se juntaram a ele nessa obra. 

Portanto  falar de São Camilo  ,  é uma forma de homenagear os profissionais que trabalham na área da saúde, como médicos, enfermeiros, radiologistas, terapeutas, psicólogos, entre outros e conscientizar  sobre a importância dos hospitais  para toda a sociedade e as maneiras de melhorar o atendimento a fim de que essas instituições consigam atender as necessidades da população.