Programa Construindo Cidadania - Dia Mundial dos Pobres - Não seja o dedo que aponta, mas a mão que ajuda

Published: Nov. 12, 2021, 6:33 p.m.

Em atenção à crescente pobreza, em sintonia com papa Francisco, A RÁDIO 9 DE JULHO ,  e o programa Construindo Cidadania retomam ao tema da  Jornada Mundial dos Pobres.

E esta  jornada é um convite a todas as comunidades cristãs e a todas as pessoas de boa vontade, que tem o objetivo de levar  esperança , conforto e um olhar mais humano, acolhedor e solidário para os pobres de todo o mundo.

E são muitos  os pobres . A pobreza está espalhada por toda a parte , nas ruas, sobretudo nos grandes centros  , nos  cortiços,  nas moradias improvisadas, da periferia, e  onde falta quase tudo.

Mas , celebrar a Jornada Mundial dos Pobres  também sugere que , além de  ajudar as pessoas em  situação de pobreza,  devemos  arregaçar as mangas e  lutar por políticas públicas, econômicas, reformas dos programas sociais e ações de  erradicação da extrema pobreza e combate à desigualdade social a fim de  superar todas as barreiras da indiferença.

Vale lembrar que ,  esta data também  pretende estimular as pessoas , para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, e ao  mesmo tempo, incentivar  à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade, cuidado e  atenção aos mais vulneráveis .

Voce que nos acompanha , pode estar se perguntando =  De que forma posso  contribuir para eliminar ou pelo menos aliviar essa situação de  sofrimento?

É fácil , basta apoiar os voluntários e representantes de diversas instituições que trabalham a favor das pessoas mais necessitadas  que vivem em diferentes formas de pobreza e de exclusão provocadas pela sociedade atual.

Por isso hoje , vamos conhecer melhor o trabalho dos missionários /voluntários da MISSÃO BELÉM ,  que orientados pelo padre Gianpietro , se doam para resgatar a  dignidade humana  de forma  concreta para aqueles que se sentem excluídos da sociedade .

Vamos conversar então com nossos convidados de hoje : 

Ueslei Cruz e Chiara Spolare  - Missionários da Missão Belem

Vanessa Matias dos Santos  e Helio Silva Ferreira - Missão Belém  no Haiti

A convocação feita pelo Papa Francisco  para a   Jornada Mundial dos Pobres, este ano traz o  tema “Sempre haverá pobre entre vós” 

• A Missão Belém nasceu em 2005 e foi aprovada na arquidiocese de São Paulo, em 2010, e realiza um trabalho voltado aos mais pobres.

• A Casa Guadalupe é uma das quatro casas da Missão Belém na cidade, onde é feita a primeira acolhida das pessoas em situação de rua.

• Lá, os acolhidos ficam de três a seis dias até serem encaminhados a um dos sítios da comunidade no interior

• Nas  casas da comunidade, é possível recuperar a dignidade e até construir uma nova família.

Missão Belem no Haiti 

Há 11 anos, a Missão Belém realiza um trabalho que atende 2,2 mil crianças no Haiti.

Após o terremoto que atingiu o Haiti em 2010, a missão abriu uma casa em Porto Príncipe, na favela Warf Jeremie, numa  área de extrema miséria que surge à beira do oceano, em cima de um enorme lixão.

Além da escola, e missas dominicais, estão  construindo um hospital .

Num país cheio de conflitos , o  presidente Jovenel Moïse, de 53 anos, foi morto na madrugada de 7 de julho, em sua casa, em Porto Príncipe.