PE CIDO,RESPONDE: Por que foram tiradas as imagens de Cosme e Damião de todas as Igrejas? 12/07/2022

Published: July 19, 2022, 7:07 p.m.

PE CIDO,RESPONDE: Por que foram tiradas as imagens de Cosme e Damião de todas as Igrejas? 12/07/2022

Maria Inês, Cosme e Damião são dois santos muito estimados na Igreja Católica. Em Roma há uma igreja dedicada a eles. Irmãos gêmeos, nascidos por volta do ano 300 na Arábia e martirizados na Síria. Eram médicos e tratavam dos doentes que o procuravam com atenção e amor, e gratuitamente.
O fenômeno chamado sincretismo religioso, que mistura e agrega elementos e símbolos religiosos de diferentes matrizes religiosas fez com que alguns santos da Igreja católica fossem identificados ou acolhidos pelos escravos africanos como seus deuses. Foi até uma reação deles à imposição da fé católica, sem nenhum respeito à cultura e à religião deles. Isso aconteceu, por exemplo, com São Jerônimo, Santa Bárbara, São Cipriano e mais forte ainda com Nossa Senhora. É o caso dos dois irmãos Cosme e Damião.
Não sei se é por conta disso, que a Igreja Católica no Brasil não divulgou tanto a devoção aos dois irmãos. Mas existem paróquias e comunidades dedicadas a eles em Pernambuco, na Bahia e no Rio de Janeiro. Os nomes deles estão incluídos na lista dos santos mártires da Igreja.
Nada impede que se façam imagens deles e que se invoque a intercessão dos dois.
Eles são protetores dos gêmeos, dos médicos, das crianças, dos enfermos, das faculdades de medicina. A igreja comemora os dois no dia 27 de setembro. E a Umbanda, no dia 26. Que eles ajudem nosso povo, às vezes sem dinheiro para cuidar da própria saúde.