PE CIDO, RESPONDE: Quando fazemos um pedido pra Deus, se não for da vontade Dele, somente da nossa, Ele nos concede mesmo assim?

Published: Aug. 19, 2022, 2 p.m.

PE CIDO, RESPONDE: Quando fazemos um pedido pra Deus, se não for da vontade Dele, somente da nossa, Ele nos concede mesmo assim?

Eu começo a responder falando da importância da oração.

É maravilhoso esse diálogo com Deus. Eu falo, Deus escuta. Deus fala eu escuto. Neste sentido, podemos dizer que há uma diferença fundamental entre “rezar” e “orar”. “Rezar” é recitar um salmo, uma prece escrita por alguém. Neste sentido o patrimônio de preces da Igreja é imenso.

O próprio Cristo, os apóstolos, Papas e bispos e padres, homens e mulheres de Deus, nos deixaram um tesouro de belíssimas preces. A Ave-Maria, o Pai Nosso, a Salve Rainha, o Credo, são alguns exemplos.

Já orar, significa falar com Deus, suplicar a Deus. Na oração nós falamos a Deus de nossos anseios, preocupações, medos, dores, angústias, necessidades. E podemos fazer isso individualmente ou em comum. E esta oração agrada muito a Deus, porque falamos a ele com a simplicidade de filhos falando ao pai.

Outra coisa. Vamos gravar isso no nosso coração. Não há oração que não chegue ao coração de Deus. Não há oração que Deus não escute. Agora, quem é mãe sabe muito bem que a resposta que dava a seus filhos quando eles pediam alguma coisa, dependia do que a mãe achava melhor para eles ou não.

Quando um filho pede doce à mãe antes do almoço, ela diz a ele um não. Ela ouviu o pedido, mas ela diz não porque não é hora de comer doce.

Assim também Deus, que tudo sabe, nos concede o que pedimos de acordo com o que ele acha oportuno e justo para nós. O critério é sempre de Deus que tudo sabe.