Pe Cido, responde: Por que sexta-feira Santa e outros feriados santos caem em datas diferentes?

Published: Feb. 28, 2022, 4:10 p.m.

Maria Aparecida Aureliano - Itaim Paulista 

Por que sexta feira santa e outros feriados santos caem em datas diferentes?

Sabe Maria Inês, antes de mais nada é preciso lembrar que a Páscoa é a festa mais importante do calendário cristão. A Páscoa é mais importante que o Natal e todas as demais festas. Sim, porque na Páscoa acontece uma passagem. Isso mesmo, tanto que a palavra Páscoa significa passagem. Passagem do inverno para a primavera, passagem do frio para o calor, passagem da tristeza para a alegria, passagem da morte para a vida. Qualquer passagem de uma situação de sofrimento para uma situação de libertação é páscoa.

Os povos mais primitivos do mundo celebravam uma festa de páscoa que significava a passagem do inverno para a primavera. O cinzento frio do inverno era substituído pela colorido quente da primavera. A terra se abria para acolher a semente. A vida se renovava. E eles celebravam uma festa.

Depois, Israel, celebrou e celebra até hoje, a sua páscoa-passagem, do cativeiro do Egito para a liberdade que os colocou no rumo da Terra prometida. 

Hoje, os cristãos do mundo inteiro celebram a Páscoa-passagem de Cristo da morte para a vida. E a Páscoa ganhou o seu sentido mais pleno. E porque a Páscoa muda de dia a cada ano? Porque o dia da Páscoa, na Europa é marcado para o primeiro domingo após a lua cheia da primavera. Como a lua cheia acontece em dias diferentes, a páscoa acontece também em dias diferentes e por isso mesmo, a sexta-feira santa, para responder a sua pergunta, acontece em dias diferentes. A festa da Páscoa é, portanto, uma festa móvel. Como é o dia da Páscoa que determina as outras festas do calendário cristão, então estas festas também mudam de dia a cada ano. Isto ficou determinado pelo concílio de Nicéia, que se deu no ano de 325. Faz tempo, não é mesmo? A festa da Páscoa por isso não acontece no mesmo dia e sempre oscila entre 22 de março e 25 de abril. É isso, Maria Inês. Espero que você tenha entendido. Mas vez determinado o dia da Páscoa, se contam 40 dias antes e se faz o carnaval e começa a quaresma. E se contam cinquenta dias depois e se celebra pentecostes, uma semana depois a festa da Santíssima Trindade, na quinta-feira seguinte, o Corpus Christi, e vai por aí afora. Você entendeu? Tomara que sim. Fique com Deus e que ele abençoe você e sua família.