PE CIDO, RESPONDE: Como são escolhidas as pessoas para Ministro da Eucaristia?

Published: June 27, 2022, 3:26 p.m.

PE CIDO, RESPONDE: Como são escolhidas as pessoas para Ministro da Eucaristia?

Nilso, ser ministro da Eucaristia ou ministro extraordinário da comunhão é um serviço confiado a homens e mulheres leigos. Eles prestam serviço em nossas comunidades, ajudando quando há muitas comunhões. Também levam Jesus sacramentado aos idosos e enfermos em casa ou nos hospitais.

Em nossa Arquidiocese de São Paulo, cada comunidade se reúne com seu pároco e decidem quem reúne condições para este ministério. Os critérios são a vida pessoal e familiar e cristã do candidato, seu compromisso com Cristo com Cristo e com os irmãos na fé. E é bom que  o tempo de ministério não passe de dois ou três anos, no máximo, para que outros tenham também a oportunidade de servir à comunidade. É bom que eles também passem por um tempo de preparação aprofundado a doutrina sobre o Santíssimo Sacramento. Não basta ser chamado, é preciso ser qualificado, e iniciar o serviço com uma linda celebração.

É claro, nem precisava dizer isso, mas eu digo. É preciso que os ministros tratem bem o Povo de Deus e não se sintam empoderados e os tais diante da comunidade. Não há coisa mais triste e menos cristã do que humilhar publicamente um irmão ou irmã na fé.

Como você vê, meu irmão, os critérios e orientações são muitos. Em nossa Igreja em São Paulo, há um encontro solene dos ministros, onde eles recebem o mandato ou um envio sole do arcebispo ou do bispo de cada região episcopal.

Eu concluo lembrando que o Ministro Extraordinário da Eucaristia coloquem muito amor e respeito no exercício de seu ministério. Nunca se esquecer que está distribuindo Jesus, o Pão da Vida aos irmãos. Que eles comunguem o Cristo de suas mãos e vejam o Cristo presente em suas palavras, gestos e atitudes. Espero ter respondido à sua pergunta. Fique com Deus.