Padre Cido, responde: Quem não é crismado é católico?

Published: Sept. 9, 2021, 5:29 p.m.

Eduardo Marques Evangelista, de São Gonçalo, RJ, quer saber se a pessoa que não é crismada não é considerada católica. Converso com ele agora.

Meu querido irmão Eduardo. Vamos lembrar o que disse Jesus no grande envio que ele fez dos apóstolos ao mundo. Em Mateus lemos estas palavras de Jesus: "Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações, batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo..." 

Em Marcos lemos: "Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado..."

Eu penso que já fica respondida a sua pergunta com essas palavras do próprio Jesus. Isso não quer dizer que os demais sacramentos não sejam importantes. A crisma confirma em nós a presença do Espírito Santo que recebemos no Batismo e nos unge para a missão.  O Batismo é a porta de entrada na Igreja e ele nos oferece a possibilidade de bebermos da fonte de todas as graças que nos vem pelos demais sacramentos.

Veja que lindo, meu irmão: Pelo Batismo nos vem a graça da filiação divina. Nos tornamos filhos adotivos do Pai, irmãos de Jesus, herdeiros do Reino do Céu. A Crisma nos fortalece para vivermos a fé neste mundo ungidos e fortalecidos pelo Espírito Santo. A Eucaristia nos alimenta na caminhada. Ela é o Pão dos caminhantes. Jesus, o Pão da vida se dá a nós em alimento. A Unção dos enfermos cura as feridas do nosso corpo. A Penitência cura as feridas que o pecado faz em nossa alma. O matrimonio dá aos esposos a graça necessária para viverem no amor e para acolherem, defenderem e preservarem a vida. E a Ordem consagra os ministros do Povo de Deus para serem Sacerdotes, Profetas e Pastores, como Cristo Sacerdote, Profeta e Pastor. Um abraço, meu irmão.