Padre Cido, responde: Posso ser padre sem passar pelo seminário?

Published: Sept. 8, 2021, 4:42 p.m.

O Luiz, daqui da Capital de São Paulo, me escreve dizendo: “Padre Cido, sua Bênção! Gostaria de saber se é possível estudar Filosofia e Teologia, ou pelo menos a filosofia fora do seminário e tornar-se padre.  E se após a ordenação é possível fazer uma outra faculdade com a intenção de auxiliar na evangelização? Por exemplo, faculdade de artes para criar peças ou filmes religiosos. 

Luiz, o seminário é um lugar muito especial. Ele é um tempo e um espaço para discernimento vocacional. Nele, aquele desejo que nos inquieta, aquela voz que nos chama para nos consagrarmos a Deus são analisados, testado para que haja plena certeza de que se trata mesmo de uma verdadeira vocação, um chamado de Deus. Os formadores do seminário escolhidos pelo bispo, ajudam o candidato neste discernimento, se ele reúne condições humanas e psicológicas para se consagrar-se a Deus. A convivência fraterna desses vocacionados é também garantida.

Você já pode entender daí, meu irmão, que você terá mesmo que passar um bom tempo no seminário para uma formação integral, uma formação que é espiritual, psicológica, humana, filosófica e teológica. Por que tudo isso? Porque o ser padre é ser sacerdote, mestre e pastor, homem plenamente de Deus e homem plenamente do mundo onde estão inseridas as ovelhas de Cristo.

É claro que se você já fez filosofia, os superiores poderão aceitar o seu curso. Agora, estudar teologia numa escola qualquer, mesmo em uma instituição católica, não capacita plenamente a pessoa para ser aquilo que o Cristo e a Igreja esperam de um padre. 

Para terminar eu digo a você que todo e qualquer curso de nível acadêmico e tecnológico com certeza absoluta irá ajudar a pessoa a exercer seu ministério presbiteral. Eu aconselho você a procurar a pastoral vocacional da Arquidiocese ou mesmo o diretor das faculdades de teologia e filosofia que irão esclarecer melhor ainda a você. Um abraço.