Padre Cido, responde: O que é Teologia da Libertação? 10/05/2022

Published: May 10, 2022, 3:34 p.m.

Sônia - Vila Nova Cachoeirinha, pergunta: 

O que é Teologia da Libertação?

Sônia, a palavra "teologia" significa o estudo, a reflexão sobre Deus. Acontece que a base de toda a teologia é a revelação que Deus faz sobre si mesmo. Sim, porque Deus tomou a iniciativa de vir ao nosso encontro. É claro que nós podemos encontrar a Deus pelas coisas criadas. Mas para nós cristãos, Deus, depois de mandar recados pelos profetas e patriarcas do povo de Israel, enviou-nos seu Filho Jesus. Ele morreu na cruz para nos libertar do pecado e de todas as forças da morte que o pecado trouxe para o homem. Neste sentido a base de toda a teologia é a libertação do homem do pecado. Esta libertação está muito clara quando Deus se manifestou a Moisés e afirmou que viu o sofrimento de seu povo no Egito e veio libertá-lo. É a partir desta afirmação de  Deus que a Teologia da Libertação começa  grande reflexão. Deus se preocupa com a humanidade e não que a escravidão de seu povo.

Jesus, diz a TL veio nos libertar de tudo que nos impede de ser feliz, de toda espécie de escravidão. Somos Povo de Deus, povo amado de Deus, e Deus não quer a escravidão de seu povo.

Esta é a grande verdade que fundamenta a Teologia da Libertação. Enfermidades, violências  escravidões, negação dos mais elementares direitos da pessoa, alienação dos problemas do mundo, tudo isso impede o homem de ser feliz. Cristo veio nos salvar de tudo isso com suas palavras, gestos e atitudes libertadores. E nós, discípulos de Jesus, devemos, em nome de Jesus, ver a realidade, julgá-la à luz da Palavra de Deus, e agir concretamente na transformação desta realidade. 

Agora, minha irmã, você já sabe o que é a Teologia da Libertação. E quem afirma que isto é coisa de "comunista", ouviu o galo cantar e não sabe onde. 

A Teologia da Libertação fez sagradas, em nome de Jesus, todas as ações libertadores do pecado e da escravidão e da morte. 

Eu fui formado nesta teologia e dou graças a Deus por isso.