Padre Cido, responde: Ministro da Eucaristia que fala coisas horríveis, está certo sua conduta?

Published: July 27, 2021, 2:15 p.m.

Neste episódio: Eu tenho um amigo que é ministro da Eucaristia só que dentro de casa ele fala coisas horríveis. Ele agredi muita a mulher com palavras. É certa essa conduta? 


Aparecida - Parque Bancário

Eu tenho um amigo que é ministro da Eucaristia só que dentro de casa ele fala coisas horríveis, não dá nem pra repetir. Ele agredi muita a mulher com palavras. É certa essa conduta dele? Como ele vai levar o corpo de Cristo se dentro da casa ele é uma pessoa muito ruim.

Ô Aparecida. O caso que você me conta me faz pensar num defeito que temos que evitar. Falo da mania que muitos têm de vender uma imagem bem maquiada de si mesmo para os que não estão perto de mim. Na convivência com os que estão junto de nós, porém, mostramos o que somos na verdade. Eu conheci nos meus 49 anos de padre, pessoas assim. Quantas amigas elogiam o marido de uma mulher, mostrando como ele é gentil, atencioso, generoso, sempre disponível para ajudar. E a pobre esposa, lá no seu coração se pergunta: será que elas estão falando mesmo do meu marido? Em casa ele é grosseiro, me humilha. Vive distante, indiferente comigo.

Minha querida irmã. O caso desse ministro da Eucaristia é mais comum do que você pensa. E é muito triste. Triste porque é uma hipocrisia daquelas que Jesus tanto censurou nos fariseus e doutores da Lei. Isto faz pensar na atenção que uma comunidade deve ter na escolha e na nomeação dos ministros da Palavra e da Eucaristia. E digo mais; em vez de se criar um clima ruim na comunidade, comentando a contradição da vida desse ministro, fica mais fraterno falar ao pároco, a sós. 

Por isso é preciso também não prolongar muito o mandato dos ministros. Assim, se evita um problema que incomoda a toda a comunidade.

O ministro da Eucaristia ocupa um lugar de destaque na comunidade. Ele precisa dar um lindo testemunho de fé na Eucaristia, de esperança cristã e de amor a Deus e ao próximo, a começar do próximo mais próximo dele, que é a mulher à qual ele jurou amor e respeito por todos os dias de sua vida. Ore por este irmão, querida Aparecida! Que Deus faça com que ele tome consciência da dignidade com que deve viver o seu ministério. Fique com Deus, minha irmã!