Padre CIDO, RESPONDE: Jesus nasceu mesmo no dia 25 de dezembro ou é uma data simbólica?

Published: Dec. 16, 2021, 2:39 p.m.

Padre CIDO,  RESPONDE: Jesus nasceu mesmo no dia 25 de dezembro ou é uma data simbólica?

Minha irmã Carina, esta é uma pergunta interessante. Em primeiro lugar, para os cristãos, nunca foi importante identificar o dia exato em que Jesus nasceu. O importante era comemorar o seu nascimento, isto é, a sua entrada na história humana. O mistério da encarnação nos mostra Deus vindo ao nosso encontro para conviver conosco, para reparar o mal que o pecado fez no mundo, para nos reconduzir ao mundo novo que Deus sonhou desde toda a eternidade e cujo projeto foi por água a baixo quando o homem preferiu seus projetos ao projeto de Deus.


O mistério da encarnação nos mostra que Deus é fiel ao seu amor e nem poderia ser diferente. Por seu fiel ao seu amor ele nunca desiste de nós, nunca desiste de nossa salvação. Criou-nos, colocou-nos no paraíso, quisemos seguir nossos próprios rumos, demos com os burros n’água, mas Deus vinha preparando nossa salvação já no momento da queda de nossos primeiros pais.


Jesus é a descendência da nova Eva, que agora se chama Maria. Ele vem para destruir o mal e resgatar nossa inocência perdida.


E por que celebrar o Natal no dia 25 de dezembro? Os estudiosos afirmam que o dia 25 de dezembro, no paganismo, era o dia do deus sol invencível, o “sol invicto”. Os cristãos fizeram então a seguinte reflexão: quem de fato é o Sol invencível que destrói as trevas do mundo? É Jesus. Então vamos celebrar o nascimento de Jesus nesse dia. São Clemente de Alexandria tinha sugerido que o Natal fosse celebrado no dia 20 de maio. A Igreja de Jerusalém celebra o Natal no dia 6 de janeiro até hoje. Mas há provas de que o Natal já era celebrado no dia 25 de dezembro em Roma lá pelo ano de 336, no século 4º, portanto. E nas Igrejas Orientais a celebração do Natal no dia 25 de dezembro começou 100 anos depois.


Isaías anuncia o nascimento de Jesus com estas palavras: “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz!. Cristo é o Sol da justiça que nasce para o mundo. Por isso a Igreja celebra na noite de Natal a missa chamada Missa do galo, porque o galo é um reloginho da natureza que anuncia para a gente que a luz está chegando, que um novo dia está nascendo. 


É isso aí, Carina. Fique com Deus e que ele abençoe você e sua família.