Padre Cido, responde: Acreditar ou não em sonhos?

Published: July 26, 2021, 2:48 p.m.

Neste episódio: Acreditar ou não em sonhos?

Claudinei Ribeiro mora em Cafelândia, PR, e quer saber se deve acreditar em sonhos. Diz ele: “Eu não acredito, mas todos dizem que devo acreditar, pois, dizem que o sonho pode ser um aviso. Isso existe, padre?.

Claudinei, eu já respondi dezenas de vez a essas perguntas relacionadas com sonho.. Nenhum sonho aponta ou profetiza algo em ralação a nós para o futuro. Os sonhos e pesadelos são frutos de pequenas e grandes experiências já vividas por nós e que ficaram registradas em nosso inconsciente. Por mais coerentes que possam ser as histórias acontecidas em nossos sonhos, elas são formadas por pessoas que se relacionaram conosco, por fatos, por traumas, por experiências já vividas por nós. Nós podemos nos ver no futuro, é claro, até porque nós projetamos algo que queremos construir lá no futuro. Eles porém jamais vão nos fornecer experiências concretas que transformarão ou se concretizarão lá na frente e mudarão a nossa vida.

Há pessoas que "sonham" acordadas. Querem ser ricas, felizes, querem seguir tal e tal carreira, querem conquistar tal e tal pessoa. Esses "sonhos" são úteis, nos fazem correr atrás, nos dão razões para ir à luta, para buscar, correr atrás do conteúdo deles..

Aqueles que povoam nossos sonos em noites bem ou mal dormidas, são formados aleatóriamente por conteúdos conservados em nossa memória. Ver neles consequências para o nosso futuro pessoal, familiar, é perder tempo. Sonhos bons, sonhos ruins, pesadelos, todos são fruto de experiências vividas e só isso.  É melhor viver com os pés no chão do que viver num mundo irreal e mágico que a nada leva.

Claudinei, força, coragem. Aposte tudo em você mesmo. Peça a Deus sabedoria para fazer boas escolhas na vida. E vamos em frente.