Poranduba 22 - Folclore e Política

Published: Oct. 19, 2018, 1:02 p.m.

Bem-vindos à nossa Poranduba, o podcast do Colecionador de Sacis sobre as histórias fantásticas do folclore brasileiro. Neste episódio discutimos as interfaces entre folclore e política. Iniciamos com uma dramatização de um trecho do livro A Comissão Chapeleira, de Renata Ventura.  que serve de metonímia para o estado de exceção criado pelos governos autoritários. Ele serve de ponto de partida para discutir as interfaces entre folclore e política a partir de três pontos: 1) Ditadura e folclore, 2) Políticas culturais e folclore, 3) Folclore enquanto resistência. Chega mais! Especialmente nesses dias em que vivemos, esse assunto se torna ainda mais urgente.

Na trilha sonora desse episódio temos Chico Buarque com “Acorda Amor” e “Apesar de Você”; Geraldo Vandré com “Pra não dizer que não falei das flores”; Ziraldo e Pequeno Cidadão com “Saci Pererê”; Almirante e Bando de Tangarás com “Seu Getúlio” e Geraldo Azevedo com “Canção da Despedida”.

Compre nossas camisetas na Loja do Colecionador de Sacis


Apresentação e edição: Andriolli Costa.Vinheta de Abertura: Danilo Vieira Battistini, do podcast O Contador de Histórias.Logo do podcast: Mauro Adriano Muller – Portfólio.

– Canto de abertura e encerramento do povo Ashaninka

Este podcast é produzido graças aos apoiadores do PADRIM e do PicPAy. Apoie você também!

Agradecemos aos apoiadores: Ana Lúcia Merege, Carolina Mancini, Daniel Burle, Daniel Freire, Débora Dalmolin, Diane Macagnan, Diego Capuano, Douglas Rainho, Euclides Vega, Felipe Raphael, Geoci Silva, Ian Fraser, Janio Garcia, Koe, Maycon Torres, Michel Ronan, Rafael Joca Cardoso, Ricardo Santos, Roberto Silva.


Comentado no episódio:

--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/poranduba/message