Lusitânia Episódio 15 - Revolução sem sangue

Published: April 25, 2021, 3 a.m.

Ao longo do século XX europeu vimos a ascensão de muitos regimes autoritários. A queda desses regimes nunca veio com facilidade. Foi preciso, por exemplo, de uma guerra mundial para derrubar um dos maiores ditadores europeus.
Portugal também passou por este processo. Salazar mergulhou o país na mais longa ditadura europeia e governou praticamente sem oposição até o fim de seus dias. Na sequência, Marcelo Caetano assumiu o posto, e foi quando a revolução chegou.
Em 25 de Abril de 1974, as forças armadas decidiram pelo fim da ditadura portuguesa. Tomaram Lisboa e renderam Marcelo Caetano. A revolução ficou marcada pelo uso de cravos no cano das espingardas dos soldados. Uma tentativa de evidenciar o caráter não violento da revolução. 
Até hoje a revolução dos cravos é conhecida como a revolução sem sangue. Entre os muitos heróis desse dia histórico, Portugal com frequência esquece de quatro. João Guilherme de Rego Arruga, Fernando Carvalho Giesteira, José James Harteley Barneto e Fernando Luís Barreiro dos Reis. 
No episódio de hoje iremos conhecer a história desses quatro homens e sua contribuição para a revolução.