Charles Watson: "A ideia surge a partir do trabalho"

Published: Feb. 14, 2021, 3:02 a.m.

Quem faz um curso com o educador, pesquisador e palestrante Charles Watson costuma sair da sala cheio de ideias e referências. Desde os anos 1970, esse inglês que escolheu o Brasil como base, dá cursos sobre processo criativo em diferentes instituições culturais do país - como MAM (SP), Parque Lage (RJ), Instituto Tomie Ohtake (SP).

Em geral ele ensina como botar uma ideia no papel, como trabalhar para que sua criatividade floresça, como organizar processos de criação. Costumam participar artistas, criativos e interessados de maneira geral. Artistas como Beatriz Milhazes, Adriana Varejão e mais já fizeram seus cursos no começo de suas carreiras.

Em suas palestras, ele misturam temas como arte contemporânea, negócios, design, música, genética. Além de fazer uso também de uma série de entrevistas que ele mesmo coletou com criativos de diferentes partes do mundo e diferentes campos de conhecimento - segundo ele, já são 1800 horas de material. É baseado nessas pesquisas que ele dá suas aulas e participa do Podcast da Semana.