Burnout: "Você não pode dar conta de tudo"

Published: March 20, 2022, 3 a.m.

Trabalhar além da conta, além da hora, além do que nosso corpo e nossa cabeça aguentam. Ter que lidar com metas assustadoras, longas jornadas de trabalho, falta de tempo para descanso. Se identificou? O excesso é um fator que pode resultar na síndrome de burnout, também conhecida como esgotamento profissional.

No Podcast da Semana, o psiquiatra Rodrigo Bressan, professor livre docente da Escola Paulista de Medicina e do King’s College London e presidente do Instituto Ame Sua Mente, fala sobre as causas e consequências da síndrome do burnout.

“Perceber que você é limitado para dar conta de tudo é absolutamente fundamentel. A onipotência é uma das armas que te levam ao burnout. O ‘deixa que eu dou conta de tudo’ em diferentes áreas da vida é uma estratégia que vulnerabiliza esse esgotamento”, diz ao Podcast da Semana.

Desde janeiro, a síndrome de burnout passou a ser descrita como um fenômeno ocupacional, com problemas relacionados a estar empregado ou desempregado segundo o CID, a classificação internacional de doenças.

E a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que a síndrome se refere especificamente a questões relacionadas ao trabalho, e que é responsabilidade das empresas também pensar no que está levando aquele funcionário a ter de lidar com essa síndrome.