Apresentação

Published: May 1, 2014, 11 p.m.

Um dos males de se apreciar uma coisa é que a gente fica com vontade de se envolver com ela também através do fazer. Por exemplo, quem gosta de música provavelmente deseja aprender a tocar um instrumento e compor; quem gosta de cinema fica tentado a escrever roteiros e filmar coisas etc. Digo que isso é um mal porque às vezes a gente pode não ter talento pra coisa e acaba se frustrando e/ou passando vergonha na frente dos outros. Mas não tem jeito de descobrir isso sem fazer…

Esse é o meu caso com os podcasts. Tenho escutado muitos e muitos programas e os que eu mais gosto são podcasts como Radiolab, 99% Invisible, Atrás do Front e os episódios sobre história e ciência do Nerdcast. Quer dizer, me interesso por podcasts que tem um foco mais filosófico e reflexivo e quero – sem a menor pretensão de fazer algo tão elaborado e produzido como esses podcasts que eu citei – arriscar um pouco da minha reputação fazendo um podcast sobre filosofia.

Isso é o que eu tento fazer com o Ficções, sendo o episódio zero aí embaixo apenas uma explicação da proposta. Se você gostar, curte e compartilha em algum lugar. Mas se o sentimento for de vergonha alheia, me avisa que vou entender e parar logo com isso.