COMUNICAÇÃO S/A (2021) #03 - A demonização da imprensa, com José Gabriel Andrade

Published: Feb. 17, 2021, 5 p.m.

A demonização da imprensa e o fenômeno das mídias sociais é o ponto de partida da pauta deste Comunicação S/A, que entrevista José Gabriel Andrade, doutor em Ciências da Comunicação, professor no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e investigador do Centro de Estudos de Comunicação Sociedade, ambos de Portugal.

A prática da perseguição a jornalistas, por parte de instituições de Estado, não é exatamente uma novidade. Não é à toa que o jornalismo está entre as profissões das quais mais se morre por atos de violência no mundo. Mas, o avanço das mídias sociais e a capilaridade que representam trouxe para o seio da sociedade uma ferramenta com enorme poder de disseminação de informações verdadeiras, ou não, esclarecedoras ou violentas.

A partir daí este recurso passou a ser utilizado como meio de desqualificar a informação gerada a partir dos meios tradicionais de comunicação, aquele que parte do princípio da apuração, do esclarecimento e não raro é ouvir-se de dirigentes, públicos (sobretudo) ou privados, que a imprensa é tendenciosa e corrupta, e o que está nas redes é o que representa a verdade dos fatos

.

O programa Comunicação S/A é apresentado pelo jornalista Marco Antonio Rossi todas as quartas, às 14h, com reapresentações as quintas, às 17h, e as sextas, às 19h, na Rádio Mega Brasil Online, e é disponibilizado, simultaneamente com a estreia, em imagens na TV Mega Brasil.