Expansao da Otan: o que muda com planos de adesao de Suecia e Finlandia

Published: May 19, 2022, 7:30 a.m.

b'

Neste episódio do E Tem Mais, Evandro Cini apresenta um balanço das reações ao anúncio do pedido de adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) apresentado por Suécia e Finlândia.

\\n

Conhecidos historicamente por uma posição militar neutra, os dois países nórdicos decidiram se juntar ao bloco quase três meses depois do início da invasão da Ucrânia pela Rússia. A aproximação entre o governo ucraniano e a Otan foi um dos motivos que influenciaram a operação militar russa no país vizinho.

\\n

Diante do anúncio de Finlândia e Suécia, a Rússia reagiu com declarações em que classificou a decisão dos dois países como um "erro com consequências abrangentes". A entrada das duas nações na organização depende da aprovação dos atuais membros da aliança militar, mas enfrenta resistência – a Turquia chegou a declarar que votará contra as novas adesões.

\\n

Para descrever os possíveis impactos de uma expansão da Otan e como a entrada de Finlândia e Suécia na aliança afeta o quadro geopolítico internacional, participam deste episódio o cientista político Mauricio Santoro, da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), e o pesquisador Carlos Gustavo Poggio, professor de relações internacionais da Faap.

\\n

Com apresentação de Evandro Cini, este podcast é produzido pela Maremoto para a CNN Brasil.

\\n

Você também pode ouvir o E Tem Mais no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse: cnnbrasil.com.br/podcasts.

'