Estacao espacial: anuncio do fim da ISS sinaliza nova era da exploracao do espaco

Published: Feb. 10, 2022, 7:30 a.m.

b'

Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama das reações ao anúncio de que a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) será aposentada pela Nasa até o fim de 2030.

\\n

A ISS começou a ser construída em 1998, a partir de uma iniciativa conjunta de Estados Unidos, União Europeia, Rússia, Japão e Canadá. De lá para cá, a estação de aproximadamente 400 toneladas já foi palco para mais de 2,5 mil experimentos científicos. Essa história, no entanto, está com os dias contados. O alto custo de manutenção do equipamento é um dos principais motivos para a aposentadoria, e a ISS terminará dentro de alguns anos no fundo do Oceano Pacífico.

\\n

Os norte-americanos prometem levar o seu programa espacial em frente apostando na parceria com a iniciativa privada. Por outro lado, russos e chineses já desenvolvem as suas próprias estações estatais.

\\n

Para descrever o que representa o fim da ISS e quais as perspectivas para o futuro da exploração espacial, participam deste episódio o divulgador científico Pedro Pallotta, do canal Space Orbit, e o astrônomo Thiago Gonçalves, do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

\\n

Com apresentação de Carol Nogueira, este podcast é produzido pela Maremoto para a CNN Brasil.

\\n

Você também pode ouvir o E Tem Mais no site da CNN Brasil. E aproveite para conhecer os nossos outros programas em áudio. Acesse: cnnbrasil.com.br/podcasts.

'