Telemedicina

Published: Dec. 19, 2019, 12:43 p.m.

Você sabia que quando liga para um consultório e verifica o resultado de um exame,   isso já é telemedicina? E que já existem vistorias na beira do leito em hospitais do nordeste, feitas à distância por médicos de São Paulo? Isso é só o começo do que a prática da telemedicina pode proporcionar para o sistema de saúde, criando uma verdadeira revolução que traz muito mais eficiência e agilidade. Esse é o tema do nosso Podcast de hoje. Para discutir o assunto, nosso Head de Inovação Ricardo Pereira bate um papo com Aldo von Wangenheim, Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Quem é Ricardo Pereira? Possui graduação em ENGENHARIA ELÉTRICA pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (1993), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2010). Com mais de 25 anos de experiência em empresas de tecnologia como Bosch, TIM, Dimension Data. Atualmente Head de Inovação na Qualirede.

Quem é Aldo von Wangenheim? É Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina e possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e Doutorado Acadêmico (Dr. rer.nat.) em Ciências da Computação pela Universidade de Kaiserslautern (1996). Atua na Universidade Federal de Santa Catarina, onde é professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação e dos cursos de graduação em Ciências da Computação e Sistemas de Informação. Tem experiência nas áreas de Produção de Conteúdo para TV Digital Interativa, Informática em Saúde, Processamento e Análise de Imagens e Engenharia Biomédica, com ênfase em Telemedicina, Telerradiologia, Sistemas de Auxílio ao Diagnóstico por Imagem e Processamento de Imagens Médicas, com ênfase nos temas: analise inteligente de imagens e deep learning, DICOM, CBIR, informática médica, visão computacional e PACS. Coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital - INCoD. É também Coordenador Técnico da Rede Catarinense de Telemedicina (RCTM) e membro fundador e ex-coordenador da Comissão Informática em Saúde da ABNT - ABNT/CEET 00:001.78. Atualmente também é membro da comissão ISO/TC 215 - Health Informatics. Foi coordenador da RFP6 - Conteúdo - do SBTVD - Sistema Brasileiro de TV Digital/Ministério das Comunicações. Foi Coordenador do Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina no âmbito do Programa Telessaúde Brasil do Ministério da Saúde e da OPAS - Organização Pan-Americana de Saúde e Coordenador do Núcleo Santa Catarina da RUTE - Rede Universitária de Telemedicina. Em 2018 recebeu a Medalha Exército Brasileiro por suas contribuições à Telemedicina do Exército. A Medalha foi instituída pela Portaria nº 219 de 14 de Março de 2016 e destina-se a distinguir cidadãos e instituições civis que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro.