Ainda é necessário falar sobre a Ditadura Militar no Brasil de hoje?

Published: Oct. 5, 2020, 7 p.m.

A ditadura militar no Brasil (1964-1985) como processo histórico que marca a sociedade brasileira teve o seu encerramento há 35 anos. Entretanto, desde a redemocratização nunca falamos tanto dela quanto hoje. Está presente quando nos aproximamos do 31 de março, as “vivandeiras” se assanham na porta de quartéis; se apresenta em faixas pedindo o AI-5 e a volta da intervenção militar;  toma conta de parte do debate público e, principalmente, nos últimos anos com um presidente que reivindica esse período como referência positiva de governo.   

No dia 27 de junho de 2020, a Folha de São Paulo apresentou em caderno, um especial sobre a Ditadura Militar no Brasil, a partir de uma pesquisa feita pelo Datafolha mostrando que a democracia é o regime defendido por 75% das pessoas. Neste mesmo caderno, uma série de reportagens sobre dimensões que moldaram o período (a institucionalização da repressão, os abismos econômicos e sociais, a cultura da censura e as tentativas de normalização democrática do regime, entre outros), assim como aponta legados que vão da presença exponencial de uma geração de militares que estão no governo atual formados durante a ditadura, perpassando pela tentativa de acerto de contas com a Comissão Nacional da Verdade, chegando a heranças que ainda contaminam de violência mecanismos do estado.   

A proposta deste episódio é propor uma reflexão sobre o que foi a ditadura militar no Brasil, pensando as dimensões acima apontada, assim como olhar a partir do nosso tempo, formas como esse debate emaranha possíveis tentações autoritárias e violências institucionalizadas e, principalmente, de que maneira a memória pode ser uma arma contra esses abusos.  

A mediação é do jornalista Bruno Leite de Carvalho e tem a presença de Elaine Muniz Pires (historiadora), Eder Martins (mestre em História Social) e Tiago Guerra (historiador).


#AAPAH #patrimoniocultural #ditaduramilitar #historia #guarulhos

--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/aapahguarulhos/message